Olá caros amigos visitantes, alunos, pais, professores e funcionários administrativos da Escola CAIC Antonio Pace! Sejam todos bem vindos! O nosso blog tem como objetivo divulgar os eventos, os projetos, os planos de aula e tudo mais que a nossa Escola tem produzido. A meta de toda instituição educacional responsável é oferecer um ensino de qualidade a nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Esperamos contar com o apoio de todos na divulgação deste nosso espaço. Um grande abraço e voltem sempre!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Projeto leitura, escrita e produção de texto

O diretor do CAIC Antônio Pace, professor João Nogueira juntamente com a Coordenadora Pedagógica do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, professora Maria José, fazem a entrega de um brinde à aluna
Débora (3º ano C) pelo destaque em leitura

A professora Rosa Maciel juntamente com a Coordenadora Pedagógica professora Maria José fazem a entrega de um brinde à aluna Sara (5º ano B) pelo destaque em leitura


Projeto :

Leitura, escrita e produção de texto.

Responsável pelo projeto :


Coordenadora Maria José do Espírito Santos Torres do 1º ao 5º ano.

Justificativa:
A maioria dos alunos do 2 º ao 5º ano conseguem ler, interpretar e escrever textos em grupo. Somente alguns alunos que ainda estão com dificuldades acentuadas para ler convencionalmente e realizar as atividades de escrita individualmente.
Devido às dificuldades apresentadas pelos alunos, quanto a leitura e elaboração de textos. Proponho trabalhar este projeto de leitura, escrita e produção de texto em grupo, dupla e individual, sendo uma possibilidade de reverter o quadro descrito acima.

Objetivos:
Ø Valorizar a leitura como fonte de informação e apropriação de conhecimento, utilizando a linguagem, sabendo produzir textos tanto orais e escritos, adequados a sua realidade;
Ø Compreender os diversos tipos de textos quando se defrontam em diferentes situações de participação social;
Ø Interpretar a mensagem nos textos;
Ø Escrever textos e realizar atividades utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com a forma ortográfica correta;
Ø Trabalhar com textos informativos, fábulas, contos e histórias em quadrinhos.

Metodologia:
Ø Leitura feita pelo professor, 2 vezes na semana, com diferentes tipos de texto;
Ø Após as leituras, argumentação oral pelos alunos: mensagem contida no texto, o que mais gostaram, etc;
Ø Reservar um dia da semana para livre escolha de leitura em grupo ou individual dos alunos;
Ø Cada final de semana os alunos levarão um livro de história ou um tipo de texto, para ler em sua residência;
Ø Todas as segundas-feiras, dois alunos irão contar sobre o que leram para os colegas;
Ø Distribuir textos de imagem desordenada para que os alunos produzam textos coletivamente, em grupo ou individual;
Ø Produzir texto através de um filme ou histórias de desenho animado;
Ø O professor também poderá ler uma história com duas versões diferentes para os alunos produzirem o seu texto;
Ø Depois dos textos produzidos, o professor irá escolher um texto à cada semana para fazer a reescrita, juntamente com os alunos;
Ø Trabalhar a ortografia, acentuação, pontuação e parágrafo através da produção de revisão dos textos;
Ø Elaborar um portfólio com os textos trabalhados;
Ø Exposição dos trabalhos para outra turma da escola;
Ø Propor para alguns alunos apresentar seu trabalho para a outra turma;
Ø Exposição dos trabalhos para todos na escola;
Ø Premiação dos alunos mais leitores;
Ø Apresentação de atividades culturais com a professora Maria Cristina da disciplina de artes e do projeto da Professora Karla Loureiro.

AVALIAÇÃO:
Ø Observação, interesse e participação dos alunos.


05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente