Olá caros amigos visitantes, alunos, pais, professores e funcionários administrativos da Escola CAIC Antonio Pace! Sejam todos bem vindos! O nosso blog tem como objetivo divulgar os eventos, os projetos, os planos de aula e tudo mais que a nossa Escola tem produzido. A meta de toda instituição educacional responsável é oferecer um ensino de qualidade a nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos. Esperamos contar com o apoio de todos na divulgação deste nosso espaço. Um grande abraço e voltem sempre!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Projeto Volta as Aulas


Título do Projeto:Entenda o que é Cidadania e saiba porque é tão importante praticá-la.

Responsável pelo Projeto: Coordenadora Pedagógica do 6º ao 9º Ano - Profª. Valnice Mota P. Benevides

Público Alvo: Alunos do 6º ao 9º Ano

Tempo Previsto: 2 dias

Introdução:

A Escola CAIC Antonio Pace, localizada na Rua Felipe Orro s/n, Bairro da Exposição, periferia da cidade de Aquidauana-MS, atualmente possui cerca de 650 alunos matriculados no período diurno - 478 alunos cursam do 1º ao 5º Ano e 182 alunos cursam do 6º ao 9º Ano.
A referida escola apresenta um número considerável de alunos com problemas de indisciplina. São alunos rebeldes, sem limites e até mesmo agressivos, oriundos de famílias desistruturadas e carentes social e financeiramente. Esses alunos indisciplinados apresenta baixo rendimento escolar.

Sendo assim, o Projeto Volta as Aulas é uma tentativa de amenizar esse problema que tem atrapalhado o trabalho dos professores, preocupado os país e a direção da escola, e também prejudicado o desempenho escolar dos demais alunos.

Justificativa:

O tema Cidadania foi uma escolha dos professores, porque segundo eles abordando esse tema, vários outros assuntos poderiam ser trabalhados, como por exemplo: respeito, solidariedade, humildade, discriminação e os direitos e deveres dos alunos.

Conversando com os alunos sobre esses assuntos os professores teriam a possibilidade de resgatar valores que muitos alunos aprendem em casa, porém não praticam na escola.

Esperamos que iniciando as aulas com esse Projeto, a escola possa ter um ano letivo mais tranqúilo, como menos problemas de desentedimento entre alunos, desrespeito para com professores e funcionários e principalmente a diminuição da prática do bullying.

Pretendemos contribuir com esse Projeto para a formação de alunos mais conscientes de seus direitos e deveres, em quanto alunos e cidadãos.

Objetivos:

  • Proporcionar aos alunos uma acolhida diferenciada;
  • Resgatar e reforçar valores importantes para uma boa convivencia;
  • Orientar os alunos quanto aos seus direitos e deveres na escola;

Metodologia:

  1. Preparação de apostilas de apoio para que os professores possam explorar os assuntos escolhidos (respeito, solidariedade, humildade, discriminação, direitos e deveres)
  2. Durante o 1º dia propor aos alunos que discutam, conversem sobre o assunto apresentado pelo(a) professor(a);
  3. Ainda no 1º dia propor que os alunos produzam um material sobre o assunto debatido, para expor e apresentar para as outras tumas.
  4. Apresentação do material produzido pelas turmas;
  5. Elaboração de um painel com o material apresentado.
Observação: Cada turma ficará encarregada de discutir um dos temas sugeridos pelos professores e preparar textos, desenhos, poesias, mini-peças de teatro, músicas para expor o que a tuma aprendeu sobre o assunto abordado.

É importante lembrar que cada professor ficará encarregado de monitorar o desenvolvimento do projeto como uma turma.

Avaliação: Observar o envolvimento, o interesse, a participação e o que foi produzido pelos alunos.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente